segunda-feira, março 05, 2007

Petição contra o Museu Salazar

16 comentários:

Anónimo disse...

estamos mesmo dentro do fascismo a menos que andais a dormir.

E quanto ao museu havia de abrir um em cada terra

Anónimo disse...

olha a companhia Airbus so em França 3000 a 4000 despedimentos mais os da Espanha ,Alemanha,Englaterra onde alguns portugueses trabalhão no meio desta gente toda que vai para a rua da-me uma razão de não gritar por a liberdade e não me venhas dizer que os nossos governantes não nos metem debaixo das botas ou que são melhores que Salazar

Anónimo disse...

A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer as ordens.
A ditadura é um estado em que todos têm medo de um e um tem medo de todos.
A democracia se estabelece quando os pobres , tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas

Anónimo disse...

Vós não estais a esquivar-vos um bocado ao tema?
Então mas o blogue não é o Casegas vai nua? Blogues sobre politica e história há aos pontapés, porque não ides para lá fazer campanha?
Bolas até contra um museu vocês estão? Um museu serve para preservar memórias, sejam elas boas ou más!
Fascismo fazeis vós, que quereis tirar a liberdade de criação de espaços que só visitará quem quer.
De certeza que o museu não vem a correr à noite atrás de vós!
A opressão está na vossa cabeça, soltai-vos...

Anónimo disse...

o resto dos fascistas, os que sobraram, estão enfiados dentro do PS, não admira algumas atitudes dos nossos actuais governantes.

Asno disse...

Medo,
1º para já, não registados aqui "não riscam".
2º Registados, nem todos definem a temática a debater no blog, mas sim os contributors.
3º Tem toda a liberdade para fazer um blog no qual não interfira politica, o que eu acho impossivel.
4º Faça os acerto com o 25 de abril
5º Se não vê opressão, por menos que camuflada venha, tire as palas.
6º Se o senhor só comenta este post, presuponho, que é contra todos os outros.
7º Ou o senhor lê mal, ou não percebe que isto não é nenhuma petição contra museus, como o senhor tenta em vão empolar.

Passem bem e registem-se sff.

Anónimo disse...

numa democracia, deve-se poder fazer tudo, desde que se pare antes de mexer com outrem. um museu serve para vizitar e ver como eram as coisas noutros tempos. ora, acho bem que o facam,que ponham la as fotografias de todos os que morreram,nao so nos fortes mas por todos os lados,e os nomes de todos os informadores da pide. isso sim seria uma boa obra. e ja agora ,para o local.sugeria o palacio de Sao Bento. talvez os governantes que temos tido,como sao muito esquecidos,o pudessem vizitar todos os dias e emendassem aquilo que fizeram mal.

Anónimo disse...

Titulo do post: "Petição contra o Museu Salazar"

Clicamos no link:

"fascismo nunca mais … !



CONTRA A CRIAÇÃO DO MUSEU SALAZAR"

Afinal o que é que eu li mal?
Está visto, não andamos na mesma escola concerteza. Aconselho-lhe a ir dar uma volta com a Euribor.

Anónimo disse...

Ou a recolocar as palavras, pois para mim "Petição contra o Museu Salazar" quer dizer "Petição contra o Museu Salazar".

Sinceramente já tiveram melhores dias. Sempre fui leitor assiduo dos blogues da região e tinha o casegas vai nua numa posição bem mais elevada. Gostava da lufada inicial de expôr os problemas da vossa aldeia, mas agora estão a perder-se no tema. Já estou a ver o dia do altar ao Álvaro Cunhal!!!

Liberdade, liberdade, quem a tem gozasse dela...

Anónimo disse...

deixem-se de paranoias o museu e na vossa terra po acaso?
que eu saiba é em st comba dão, realmente o salazar deve morder-vos até dizer xega...não tendes nada de interessante sobre casegas para meter no vosso blog...
deixai la o homem no seu descanço, e que lhe ergam o que lhe e merecido...pois ele nasceu pobre e tambem morreu pobre ao contrario de outros xulos que ainda hoje xulam o nosso oais...
falais tanto em liberdade..no entanto insistis para as pessoas se registarem, cada um e livre de usar o nome que lhe aptece ou não????

Anónimo disse...

cada um usa o nome que lhe apatecer e eu sou um atrasado mental como era o salazar que faço jus ao meu nome

Caesar Place disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caesar Place disse...

A democracia só é vivida na sua plenitude quando aprendemos a respeitar a diferença dos outros, quando aprendemos a aceitar o bom e o mau, as glorias e os podres da nossa história.
Construa-se o Museu a Salazar, exponha-se o que de bom fez, mas aproveite-se o mesmo para perpetuar o que de mau não pode voltar a acontecer.
O futuro só pode ser construído quando no presente aprendemos a aceitar o nosso passado, a nossa História.

atumnespereira disse...

O problema da existência do referido Museu, não é apresentar Salazar e a sua época, o que até poderia ser didático, mas lavar a imagem do personagem. O espólio acumulado, provém dos familiares do ditador e são cartas, condecorações, fotografias, documentos, etc. A idéia é enaltecer António de Oliveira Salazar, branquear a figura. O presidente da Câmara diz que está a tentar lutar contra a desertificação e outros blá blá blá. Que o Museu traria turismo. Bém, ou ele não conhece os hábitos dos portugueses no que diz respeito a visitar museus, ou está a tentar enganar-nos a todos. Possivelmente, teria a visitar o museu, a direita de antigamente, que beneficiados pelo ditador iriam numa romagem de saudade. Os grupúsculos neo-nazis que lavram na clandestinidade e alguns "retornados" que nunca perdoaram à democracia a independência das Ex-Colónias.
Ou seja, Depressa o pretenço "Museu" se tornaria um divulgador das idéias fascistas e isso como qualquer cidadão mais informado sabe está proibido pelo texto fundamental que reje a nossa República.
Um exemplo a seguir, seria fazer como fez a Alemanha. Não só não tem um museu de Adolfo Hitler, como ergueu um museu impressionante às vítimas de Adolfo Hitler.
Outra coisa de que queria falar, é que se abusa da palavra Museu. Museu vem de Casa das Musas, e na sua origem dedicava-se a expor aquilo que se considerava belo. O conceito evoluiu e hoje existem critérios para denominar uma determinada coisa de museu ou não. Para que se possa conciderar uma determinada instituição de Museu, esta tem que ter uma colecção (Este item está cumprido), tem que estar iventariada com fichas individuais para cada item da colecção, tem que ter equipas técnicas no que diz respeito à manutenção e restauro, tem que exibir a colecção obedecendo às regras da museologia, Tem de proceder à investigação. O incumprimento de uma destas clausulas acarreta a que a instituição não pode chamar-se de museu. Ter uma colecção não é ter um Museu. Ter um museu é ter a responsabilidade de investigar uma colecção e manter a qualidade dos materiais para que as gerações futuras os possam admirar.
A colecção de arte sacra que se guarda na Igreja de Casegas, Jamais se poderá chamar de Museu de qualquer coisa, uma vêz que o único item que subscreve é possuir uma colecção. No que diz respeito à conservação das peças estamos conversados no que diz respeito à investigação das mesmas nunca foi feita e quanto ao iventário não só não está feito como nem sequer fotografias das peças existe. Se a igreja um dia for assaltada e levarem algumas imagens ou documentos duvido que tenham material para a polícia trabalhar.
Mas este é assunto para outro post.
Memorial do Estado Novo Sim. Museu de Salazar nunca.

Asno disse...

Ceolino...já faz tempo que não tinham a honra de sua visita...

Para os mete nojo,medos, merdicas, reaças, fachos e afins, aqui têm um blog para descomprimir...
E com a minha cabeça a prémio, atenção!
Que simpatia, nem sei como lhes agradecer!

http://anacleto-a-mula-maluca.blogspot.com/

Unknown disse...

Deviam pensar em fazer o museu no forte de Peniche.
Vendiam umas rendinhas, sempre contribuia mais para a economia, do que os anos todos em que o « animal » esteve no poder