quarta-feira, março 21, 2007

21 de Março, dia Mundial da Floresta


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

Provérbios chineses:

Saru mo ki kara ochiru: O macaco também cai da árvore = Mesmo um expert pode falhar de vez em quando.

Tamerunara wakagi no uchi: Endireite o galho enquanto a árvore é nova = É preciso corrigir os defeitos e maus hábitos enquanto é jovem, pois fica mais difícil depois de adulto.

Ki ni yotte uo o motomu: Procurar um peixe em cima da árvore = Não se alcança o objectivo sem os meios adequados.

Yanagi ni kaze to ukenagasu: Saber lidar com o oponente, em vez de desafiá-lo (assim como o salgueiro, cujos ramos se vergam com a força do vento).

Yoraba taiju no kage: Se é para procurar abrigo, que seja sob uma árvore grande = É melhor depender de pessoas ou grupos que tenham mais poder.

Yakebokkui ni hi ga tsuku: Pegar fogo em lenha queimada = Reacender uma paixão antiga.

Ki o mite mori o mizu: Ver a árvore, mas não a floresta = Deter-se no detalhe e não ver o todo.

Udo no taiboku: Grande, mas inútil.

2 comentários:

Anónimo disse...

Chegou a Primavera!
As flores,as andorinhas(isto,quando vivia em Casegas,pois aqui,passam despercebidas)e não só,alegram o nosso dia a dia.
O verde das árvores,os cheiros emanados das várias espécies que nos visitam na Primavera,contribuem para COLORIR a azáfama da nossa Vida.E não é por acaso que com a chegada da Primavera,com toda esta simbiose,as pessoas sentem-se melhor,mais alegres,mais optimistas...as depressões diminuem.
O Sol,os dias mais longos,convidam as pessoas a sair do isolamento,da solidão,que os dias frios e cinzentos do Inverno assim obrigaram.
Quem nunca procurou a sombra da Árvore para se resfrecar,para descansar,simplesmente para admirar?...Depois,a Árvore é poiso de muitas espécies vivas...é mais uma dávida da Natureza,que nos presenteia com o OXIGÉNIO.

Anónimo disse...

ERRATA-"refrescar"-quando não se lê o que se escreve...acontece isto...