quinta-feira, dezembro 02, 2010

Burlhões à Moda de Casegas



Esta iguaria é indubitavelmente típica de Casegas, ou não fosse a minha receita centenária. Diz-se que os Burlhões de Casegas, são os melhores... De minha parte, honestamente confesso que nem sempre me saem iguais. Tem a ver com as carnes que temos à nossa disponibilidade, a qualidade do defumados e muito importante...Serpão e Salsa em época de colha adequada. Algum cuidado há a ter também com a quantidade de gordura, qualidade do arroz, enchimento e cozedura. Ah...não se esqueça de lavar as "buchadas" como deve de ser!!! Bom apetite!

4 comentários:

Unknown disse...

Parece-me que estás mais cheínho.
Burlhão a mais, provavelmente! :)

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Já foi tempo em que comia dois ou três...

Anónimo disse...

Olá, eu sou da Barriosa e cá também há brulhões (havia! quando a minha mãe os ia lavar á ribeira...)Um dia destes vou aí prová-los que já há muto tempo não me passam pelo estreito. Gosto muito do saite, os v/ usos e costumes são os mesmos que os nossos; sempre ouvi histórias de meu pai que, em novo, ia daqui com os machos levar e trazer mercadoria. Ficaram-lhe muitos amigos por aí. Eu recordo uma tarde especial, com o meu cunhado, nas escaleiras da casa do pai dos Relvas, a comer queijo com broa e vinho tinto...
Paulo Borges

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Em casa do T´Xqui Relvas também sempre se comeram. Herdei a receita desses tempos, a minha Avó da Carreira, esposa do Virito Costa (que era ganhão),que era do mesmo ano e amicíssima da esposa do T´Xquim Relvas. Toda a vida os fizeram. Mas pessoalmente gostava mais dos da Minha avó Branca do T´Xquim Bernardo...eram mais "finos"

Será bem vindo Paulo!
Agora faço-os, não todos as semanas claro, aqui:
www.varanda-estrela.com

Durante esta semana ainda vou coser