segunda-feira, setembro 13, 2010

Comam Piri-Piri

Dê picante à sua vida...

 Hoje em dia, parece que tudo o que é bom faz mal, mas os amantes da comida indiana têm boas razões para alegrar-se.

 Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh revelou  que a capsaicina, o composto que torna as malaguetas picantes, combate  activamente o cancro do pâncreas, levando as células cancerosas a autodestruírem-se.

(curcuma)
 
 Num estudo separado do Centro Oncológico M D. Anderson, da Universidade do Texas, descobriu-se que a curcumina, que se encontra no açafrão-das-índias  e em muitos pós de caril, bloqueava uma via de passagem biológica necessária ao desenvolvimento dos melanomas e outros cancros. Já se sabia  que a curcumina tinha propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias; 

Esta nova descoberta também pode ajudar a explicar porque é que a Índia regista dez vezes menos casos de cancros do cólon, mama, próstata e  pulmões, do que o país que em todo o Mundo gasta mais dinheiro em medicamentos: os Estados Unidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se soubesse que a "capsaicina" destruia o lixo que paira na represa junto à ponte, plantava lá uns pezitos de piripiri. Jamais se viu aquele local com tanta imundicie a boiar. Como se não bastassem latas garrafas e sacos de plástico, temos agora misturado um líquido oleoso e esbranquiçado, quiçá oriundo da lavagem de pincéis e betoneiras de alguma obra que tem ligação à rede de águas pluviais que serve o arruamento entre a fonte do marco e a ponte ou outras que nela desembocam.
Onde param os Autarcas da Junta de Freguesia que se eclipsaram e ninguém vê? É verdade que acabou o tempo das vacas gordas mas fazer vista grossa a tudo é incompetência, incúria e irresponsabilidade.