quarta-feira, julho 07, 2010

"Sons da Fraga Dura" em Casegas

A organização do Sons da Fraga Dura, Festival de Música Tradicional Portuguesa pretende, promover a cultura popular, fomentar a partilha e conhecimento de outras culturas e tradições. Se as características de um povo perduram na memória através da divulgação dos seus conceitos e mostras culturais, estes grupos de música popular portuguesa fazem questão de manter vivas todas essas recordações.
Nesta primeira edição a realizar em 23, 24 e 25 de Julho, dá-se realce aos membranofones (caixas bombos adufes), e instrumentos de sopro (flauta tamborileira, gaitas de fole).

Encontra-se exposto o quadro do caseguense José Luis Madeira, que este conterrâneo (que apesar de ausente, mais presente que muitos), ofereceu para ajudar a financiar a ida dos grupos a Casegas.
O quadro  esta exposto na Casa do Povo para ser vendido pela melhor oferta. A ultima oferta esta em 290€.


1ª MOSTRA GASTRONÓMICA LOCAL - sabores que o tempo não apaga!


“Para o Português o coração é a medida de todas as coisas”

Falar em gastronomia é necessariamente falar de cultura. Não é por acaso que Resolução do Conselho de Ministros nº 96/2000 de 26 de Julho considera a Gastronomia Portuguesa como bem imaterial integrante do Património Cultural Português.
Nada define melhor um Povo que a sua cozinha, e os hábitos culinários de uma região são sem dúvida o melhor caminho para conhecer a sua herança cultural”.


À SUA ESPERA NOS DIAS 23, 24 e 25 DE JULHO, ENTRE OUTRAS IGUARIAS TEMOS:


  Feijões com Couves

Burlhão à Moda de Casegas

Chanfana, a Tchbita Guisada



CAMINHADA NOCTURNA

(clicar sobre as fotos para melhor visualizar)
Pedestrianismo é o desporto dos que andam a pé. Sendo a modalidade mais simples do montanhismo, é acessível a toda a gente, seja qual for a sua idade ou preparação física. Caminhar proporciona um contacto directo com a natureza e as populações locais, ensinando a respeitá-las.
Os percursos pedestres organizados pelo núcleo de caminhadas da Casa do Povo têm vindo a assumir uma grande importância no que respeita à preservação e valorização do património natural, cultural e humano, promovendo a divulgação da Freguesia, a identificação do seu passado rural, a preservação da natureza, o intercâmbio cultural entre as pessoas através do conhecimento de gentes, costumes e tradições, e contribuindo para o desenvolvimento socio-económico desses locais.

Não faltem ! Nos dias 23, 24 e 25 de Julho venham até à Casa do Povo e ao Parque de Lazer da Ribeira. Pensamos em si que aqui vive todo o ano mas também nos filhos da diáspora “nos nossos emigrantes”
Só a vossa presença e participação nos motivará para continuarmos a apostar na divulgação da cultura e tradições da nossa Terra.
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)


Eu, por motivos pessoais, não estarei presente neste evento e sonho meu, com muita pena minha. Darei o contributo possível se me for solicitado, como sempre aliás.
Mas não deixem de ir, pois a julgar pelos grupos, perderiam o maior evento musical e de expressão popular tradicional realizado em Casegas (que eu me lembre...20, 25 anos). Do qual destaco os meus amigos e companheiros das andanças (a gravar 1º album) Velha Gaiteira, os Tok´ Avacalhar e As Adufeiras do Paúl (um espetáculo imperdivel que fará qualquer um que tenha idade para isso, recuar 50 anos no tempo).
Divirtam-se!