segunda-feira, novembro 26, 2007

O documento do TC mostra que, dos 532 empréstimos que foram visados, seis processos foram devolvidos por não estarem sujeitos a controlo prévio por parte do organismo presidido por Guilherme d'Oliveira Martins.

Analisando o número de processos por autarquias verifica-se que Vila Nova de Gaia foi a câmara que mais empréstimos contraiu nos últimos dois anos.

Os dados revelam que o município liderado por Luís Filipe Menezes - do PSD - contraiu 18 empréstimos no período em análise, no valor global de 74,5 milhões de euros.

Dos 18 processos que deram entrada no TC, 17 foram destinados a financiar projectos relativos a habitação social no concelho e um para proceder à renegociação da dívida da autarquia.

Este empréstimo, no montante de 35,9 milhões de euros e contraído no Millennium bcp, é mesmo o mais elevado em termos absolutos entre os 555 contratos que foram objecto de apreciação por parte do Tribunal de Contas.

Câmara de Coimbra é a segunda mais endividada

A Câmara Municipal de Coimbra surge em segundo lugar do ranking com um empréstimo de 35 milhões de euros, contraído junto do Dexia Credit Local, igualmente com o objectivo de renegociar o montante das dívidas da autarquia.

O município presidido por Carlos Encarnação - PSD - surge ainda em oitavo lugar com outro contrato de 12,5 milhões de euros, também no banco Dexia.

Em terceiro e quarto lugar aparecem dois empréstimos da Câmara Municipal da Maia, um de 27,6 milhões de euros, no Santander Totta, e outro de 20 milhões de euros no BPI. Ambos os contratos visaram também a renegociação do valor da dívida bancária da autarquia, liderada por António Fernandes, do PSD.


A Câmara Municipal da Covilhã, presidida pelo social-democrata Carlos Pinto, surge em quarto e nono lugar da lista, com dois empréstimos: um de 18 milhões de euros no BPI e outro de 11,2 milhões de euros no Santander Totta. Ambos também tendo em vista a renegociação da dívida do município.

No sexto lugar do ranking está a câmara municipal de Sintra, cujo presidente é Fernando Seara (PSD) com um empréstimo de 17,4 milhões de euros no Millennium bcp, contraído igualmente para renegociar os montantes em dívida do município.

Com o intuito de renegociar também o montante do endividamento da câmara, aparece em sétimo lugar a Câmara de Leiria, presidida por Isabel Damasceno (PSD), com um empréstimo de 12,6 milhões de euros contraído junto do banco Dexia Credit Local.

As câmaras de Lousada e Vila Nova de Famalicão, com dez empréstimos cada uma, fecham o pódio das câmaras que mais empréstimos contraíram.

Sic Online


Quando olhei a primeira vez para este ranking, achei logo que a Câmara da Covilhã é a mais endividada. Comparando o nosso concelho em termos de população com os restantes desta lista somos sem dúvida o concelho com menos população, daí que creio que interessa analisar é o montante per capita destes empréstimos e entenda-se aqui o per capita como a população de cada concelho. Assim, contas por alto(com dados da wikipedia para a população), obtive os seguintes resultados (população, valor per capita).

Covilhã (60 000; 487)
Maia (120000; 397)
Vila Nova de Gaia (310 000; 240)
Coimbra (200 000; 237)
Leiria (125000; 100)
Sintra (410 000; 43)

Perante este cenário vejo um futuro comprometedor a nível financeiro na Câmara da Covilhã, a não ser que em termos de receitas também apareça no top de algum ranking...

(in Mafia da Cova)

2 comentários:

Unknown disse...

Não deixa de ser menos interessante constatar que estranhamente todas as autarquias lideres do ranking são presididas por autarcas do PSD

Anónimo disse...

Talvez por má gestão ou simplesmente por não serem corruptos...a corrupção gera muito dinheiro.Não sei, fica a dúvida.