quarta-feira, maio 24, 2006
Património a descobrir/valorizar
SUGESTÃO PARA PASSEIO NO FIM DE SEMANA (aproveitando a catástrofe do verão passado)
Alguma coisa se tem falado sobre a recente descoberta de gravuras mas, no território de Casegas temos mais vestígios que urge conhecer e divulgar. No sitio das "Covas" e na Boça vemos grandes montes de "mancas" (nome que as pessoas dão em Casegas àquele tipo de pedras). Estamos perante uma "conheira" espécie de lavaria, de uma exploração mineira Romana. Conhece-se só outra em Portugal e já começaram os trabalhos para a sua protecção.
Um dia destes mostro aqui no Blog um documento dos anos 20 do séc. passado, onde dois habitantes de Casegas registam a descoberta de uma jazida de chumbo no local. Por lenda, as pessoas de Casegas dizem que era aqui a Vila das Covas que era aonde Casegas pertencia antes de pertencer à Covilhã.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
acho esta nuticia muito interesante,e muito importante para casegas, cultura,hestória, sa se ve de ke cidade pertemcia casegas (Penssa-se)e muito imteresante espero que encontrem mais vestigios.
Achas mesmo que isso vai ser valorizado atum?
Os senhores que estão á frente dos destinos da nossa aldeia, se virem isto, urrarão:
-MANOS FINALMENTE JUNTOS!!!
speedy, eu não tenho a certeza, mas penso que existem vestigios de um entre Sobral e Casegas via Casal de Sta Teresinha e o atum, que está ausente em missão secreta, conhece essa muralha.
Proximamente vou colocar fotos de um possível povoado da idade do ferro próximo do porcim.
O meu mail é atumnespereira@hotmail.com
Enviar um comentário