segunda-feira, julho 07, 2008
S.O.S. Estes já ocuparam o antigo ensaio da banda! Falta o principal...
Fazia aqui um pedido aos donos destes bombos, que ao que parece são mais que muitos:
Até que se consigam comprar ou fabricar uns bombos, fizessem o favor de (em vez de estarem guardados) emprestarem estes bombos a este grupo de jovens, com o fim de formarem um grupo de musica etnográfica.
A Casa do Povo responsabilizar-se-ia por qualquer sinistro que os bombos possam vir a sofrer, qualquer reparação e manutenção dos mesmos.
Sem bombos é que não dá para "arrancar". Ou caso alguém tenha algum encostado em casa que queira ceder, ficaríamos gratos.
Penso que um grupo musical destes será de salutar numa terra cada vez mais desertificada e menos atractiva para os jovens.
A tradição ainda é o que era no que toca a vasos nos santos populares
Há quem diga que é no S.Pedro, há quem diga que é no S.João, mas curiosamente são as pessoas que não querem que seja em dia algum, que o dizem, talvez para despistarem os putos! Hehe!


Afinal sempre consegui fotos dos vasos, é que como andava na distribuição do Burlhão e já andava o Tó Luís a apanhá-los de manhã cedo, quando acabei já só havia na vinha.Chegaram tarde mas chegaram.
O ano mais caricato de que me lembro foi um ano em que se roubaram juntamente com os vasos, os lençóis da Sra Helena, que morava de trás da Igreja(estes ficaram em cima daquelas duas árvores da entrada da igreja pareciam dois fantasmas. Agora até lá faziam falta para as tapar, pois classificá-las de horríveis é um elogio! Destruíram-nas por completo), dois bidons duma obra que o Pnório trazia no Cramoço e a Bike do Pardal (ainda não era nenhuma destas)!
Vejam lá que já na altura a bicicleta do pardal se atravessava no meu caminho! Há uns 15 ou 20 anos...
Já não me recordo se foi no mesmo ano em que tentámos levar os vasos enormes de cimento da Carvalha, episódio frustrante para nós, pois apareceu a Ti Maria José Carvalha a ameaçar com a GNR. A sorte é que ia um primo a pegar, o nosso Atunespereira que também era um salta-a-strada dos bons e acabámos por nos safar à pala dele, o outro que também ia a pegar acho que era o "Antonho Pedro", o Pedro Saraiva que também era dos frescos. Eu ainda não podia com os grandes hehe!
Casegas Vai Nua mais uma vez na imprensa regional
Publicado aqui
Goste-se ou não se goste, o Casegas Vai Nua é a "instituição" que leva o nome de Casegas mais longe.
A Pátria do quintal dos malandros
"Braudel já pensava que a história não muda ao ritmo das necessidades sociais. Vamos ter que nos assoar durante muito tempo com a mesma trampa de sempre: Infelizmente!!!...Por alguma razão GUERRA JUNQUEIRO foi excluído dos programas escolares....É um autor inconveniente em tempo de conformismos...Incomoda, não é? Pois é!!!!!
Diz-se (dizemos) que estamos em maré de grandes vultos da escrita portuguesa e das suas opiniões acerca da política portuguesa.
Vejam, porém, o que Guerra Junqueiro dizia do comportamento do povo português e dos partidos políticos maioritários da altura (dois, por sinal...), e como hoje, passados mais de 100 anos, tal testemunho se aplica sem necessidade de alterar uma virgula que seja....
'Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.
[.] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.'
Guerra Junqueiro 1896"
Boa malha Casimiro!
Urge tocar nas feridas e denunciar a cambada de pantomineiros e sevandijas do Guerra Junqueiro. Há que correr com eles e começando já em 2009, acabando com estas maiorias "democráticas" que camuflam estes pequenos ditadores sem escrúpulos que fazem definhar o país aos poucos, para que esta gentinha, os malandros e os compinchas do clube Bilderberg se banquetearem alternadamente à custa do povo.
sábado, julho 05, 2008
Merda, CHCB, Jardim do Lago e défice num sitio que eu cá sei.

Mas não é de alegrias nem de tristeza que vos quero falar, quero falar-vos duma puta duma mania que apanhei e com que sonho todos os dias…
Epah, então não é que agora, eu, que tenho dificuldades em adormecer pensando nas adversidades da vida e do mundo, em vez de sonhar com carneiros a saltar cercas, não é que me dá para sonhar com Hospitais “assaltar” para cima de mim, que raio de mania de perseguição que esta merda não me passa (aproveitava para dar o recado aos senhores que elaboram os correctores automáticos do Word e dizer que a palavra “merda” existe e é bem portuguesa! Olha, engraçado “Word” é inglês e não dá erro! OK…Olha,”ok” também não…)!
BUUUUUH - dizem os hospitais aos saltos - Vou perseguir-te toda a vida e comer-te BUUUH!
E não me largam e não consigo acordar. É claro que de manhã, chego à conclusão que tenho esta coisa da mania das perseguições (com a outra dos alcoviteiras que continuam a pavonear-se com esmero exibindo os seus dotes na arte do corte e costura, porém ainda com algumas deficiências, uma vez que só conseguem costurar costas de casaco. Assim não dá, compro aos chineses!).
Epah, e começo a pensar que estou maluco, vejam lá que depois do sonho que tive que relatei NESTE POST sonhei que tinha ido hoje, à visitas das 20h00 ao CHCB (Centro Hospitalar da Cova da Beira) o Motel da Covilhã, que desta vez me apareceu no sonho como Jardim do Lago…
Ena pá, sonhei:
- Queres ver que é desta, e com a turra de calor que está, que me aparecem aqui umas ornitorrincas boazonas ou umas marrecas mudas!!!
Ora, era bom demais para ser verdade…o sonho era mais um pesadelo de hospitaisinhos “assaltar” para cima de mim, com défice reduzido com apregoa à boca cheia os senhor director AQUI à custa dos pesadelos dos utentes !
Sonhei que a minha mãe estava num quarto de 4 camas com temperatura seguramente, acima dos 30º, (garanto-vos, tinha a cama toda molhada quando acordei).
Mas depois aquilo ficou esquisito, comecei a ver pessoas, muitas pessoas…MAIS DE VINTE!!! SIM VINTE seguramente, mais dois: eu e a minha mãe. Nem sei como coubemos todos no “sonho”!
Minha mãe arfava, sem se queixar como de costume, tendo em conta que “nosso senhor” é que põe e dispõe “nisto”, não tem nada que se queixar, porque “nosso senhor” quer assim e ninguém tem nada que reclamar e tem sorte por haver cemitérios e essas coisas boas todas e hospitaizinhos de merda às riscas e ás cores para todos os gostos! O que importa é o ter poucas despesas ou nenhumas.
Eu, transpirava por todo lado…txxiiiiiiiiiiiiii, não pode ser, dirigi-me ao pessoal de serviço e perguntei:
Desculpem interromper, mas já viram a multidão que está naquele quarto?
E qual o meu espanto, quando sonhei que me disseram que o acesso de visitas, é apenas controlado na visita das 14h00, nas das 20h00€ é a Happy-Hour Anarchist! Ca fixeeee! Será que fazem Rave-Parties? Ganzas? Não…?
Pergunto:
- Então ninguém controla as pessoas que acedem? E parece que a orientação, não é mesmo nesse sentido…Ao que pergunto. “Então mas isto é um hospital ou é o Jardim do Lago?”.O pessoal de serviço imponente e porque se apercebeu que eu estava a sonhar, pouco pode responder e desculpou-se da forma que pôde e bolinha baixa, afinal PS é governo e muito S.E.P. num hospital de baixo défice onde para não variar, predomina o “ou baixas a bola ou ficas sem contracto”
É mesmo uma rebaldaria…com um avontade destes, sorte tenho eu que não tenho filhos recém nascidos, porque se lhes dá para começar a roubar mães no hospital da Covilhã, vai ser um “vê se te avias!”
Neste ainda pagaram os aquecedores, vamos a ver no que dará a próxima.
Também neste pesadelo estava o gabinete do utente encerrado, mas amanhã vou sonhar com uma reclamação no livro amarelo e com o Senhor Director a meter o défice do seu hospital, num sitio que eu cá sei, com as pernadas mal esgalhadas e cheias de carcódea, mas antes tomo uns comprimidos para dormir, e dos fortes que para que dure mais o empalamento!!!
sexta-feira, julho 04, 2008
Nacionalidade de Adão e Eva...

Observa o alemão: «Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães».
Imediatamente, o francês reage: «Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... Ela tão feminina... Ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
Movendo negativamente a cabeça, o inglês comenta: «Que nada! Notem... A serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser ingleses».
Depois de alguns segundos mais de contemplação, o português exclama: «Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma maçã para comer, não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso. São portugueses!!!!»
Gamado ao Mafia da Cova
quarta-feira, julho 02, 2008
Rota das Maçarocas
Este slideshow foi gamado ao blog do Núcleo de Caminhadas da Casa do Povo (Casa do Povo, mãe e única fundadora do Núcleo de Caminhadas da CPC), que por sua vez gamou em www.slide.com
Mais em Blog Núcleo de Caminhadas da Casa do Povo de Casegas
segunda-feira, junho 30, 2008
O nosso cérebro é dodio !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
"Socialismo" liberal
"Estes tempos de regresso ao século XIX, sob a bandeira de um socialismo liberal, de guerra do petróleo no Iraque, enquanto nos preparam um código de trabalho de 65 horas semanais, ou pelo menos de 12 h diárias durante 3 dias seguidos (aprovada há 3 dias! com a conivência da UGT e das associações empresariais). Como podem os pais conhecer os filhos e estes aos seus pais? A que horas irão ler-lhes a história na cama antes de adormecerem?
Casimiro"
sábado, junho 28, 2008
Revisão do Código de trabalho.
O RELATÓRIO DA “OCDE” REVELA QUE O CRESCIMENTO DA PRODUTIVIDADE MULTIFACTORIAL, DA RESPONSABILIDADE DOS PATRÕES, É NEGATIVO
Existem aspectos importantes nesse relatório que foram ocultados pela secretário-geral da OCDE no discurso de apresentação que fez, em que esteve presente o ministro das Finanças, e que também foram ignorados pela generalidade dos media que trataram desta matéria, mas que merecem, a meu ver, uma atenção especial pois constituem algumas das causas mais importantes da baixa produtividade e competitividade da economia portuguesa.
Esses aspectos são nomeadamente o "crescimento negativo" da produtividade multifactorial registado nos últimos anos e a desindustrialização que se tem verificado em Portugal
São precisamente estes dois aspectos que analiso neste estudo assim como a redução da despesa com o subsidio de desemprego em -14%; o aumento em +99% do saldo global da Segurança Social; a utilização do excedente assim criado para baixar a taxa de contribuição das empresas para a Segurança Social e para multiplicar de isenções, resultante do acordo assinado pelo governo, pelas associações patronais e pela UGT sobre a revisão do Código do Trabalho, tudo isto feito à custa da Segurança Social.
Espero que este estudo possa ser útil.
Eugénio Rosa - Economista
A minha opinião se é que interessa:
Neste país é possivel fazer acordos com parceiros sociais,UGT (cujo presidente é militante do PS e dirige uma central que andava a gamar os fundos europeus da formação profissional), que representam apenas cerca de 200mil trabalhadores ignorando opinião de outros que representam cerca de 500mil (CGTP).
Pelo que reza a história, o mais certo é esta revisão ir para o caixote de lixo, como já foram outras, esteja o PS na maioria ou o PSD. Ainda vai correr muita tinta, a ver vamos...e não vai ser preciso dar tiros nem fazer bloqueios ilegais com a ajuda das autoridades em que até mortos têm de haver para que o senhor "Ingenheiro" fique irritado, coitada da flor, como se não se irritasse com tudo e com nada, deve ser dos selos para deixar de fumar que lhe fazem comichão!
Os ordeiros pelos vistos neste país são penalizados, como é o caso das escolas e sedes de sindicato onde pessoas se manifestam ordeiramente. Algo está mal...Daí que talvez alguns comecem a pensar que se começarem aos tiros aos locais de reunião do PS como aconteceu hoje, seja a melhor forma de resolver os problemas, pois se se manifestarem ordeiramente apenas, são simplesmente ignorados e/ou perseguidos pela policia, finanças e afins.
Vamos ver onde é que isto pára...deixem-se andar...
Nota: Como já notaram, os estudos do Eugénio Rosa, estão todos publicados no mês de Fevereiro de 2007 porque são um pouco extensos e desta forma não interfere muito com a leitura do blog. podem ser consultado através da hiperligação que deixo nos posts, ou caso queiram consultar ouros, cliquem na etiqueta "Os estudos do Eugénio" e visionar dessa forma todos os seus estudos.
sexta-feira, junho 27, 2008
quinta-feira, junho 26, 2008
Prostitutos
É importante acabar com isto, com esta promiscuidade entre o poder e o dinheiro, desmontar este sistema, a começar nos sindicatos até à forma falsa e mentirosa como o poder politico nos impõe a vontade do poder económico. Eu vou, vou porque há que mostrar que somos todos nós que temos de ultrapassar a própria luta sindical, ultrapassar a própria classe dirigente para não reduzirmos os protestos a manifestações muito bem comportadas, que marcham com dia e hora marcada, que retiram pressão à panela e aliviam consciências com a ideia do dever cumprido. Eu vou lá porque é importante.
Gentinha reles
Pois é meus amigos, o Engenheiro cumpriu com a tarefa que lhe foi destinada pelos seus donos do Clube de Bilderberg de acabar com os direitos laborais neste país. Depois deste acordo pouco mais resta para fazer e quando chegar a hora da mudança de turno nesta politica de alterne, ficará para o próximo governo do PSD acabar o trabalho. Como era de esperar a CGTP abandonou a reunião, a UGT caucionou o acordo, os patrões mostraram-se satisfeitos, fazendo a habitual ressalva de que se podia ter ido mais longe e até a CAP resolveu aparecer para assinar e dizer que é uma excelente lei laboral. O Engenheiro veio com o seu conhecido discurso da importância desta lei para o desenvolvimento e para o progresso do país. Como sempre tem acontecido, vai passar o tempo e vamos ver que piorou o ambiente de trabalho nas empresas, que vão continuar os baixos salários, a precariedade do emprego e o país em permanente crise e a baixar no ranking europeu (o que não é fácil pois até Malta já nos ultrapassou e já restam poucos degraus para descer). Estes vendilhões do país metem-me nojo.
Kaos
quarta-feira, junho 25, 2008
O Incêndio de Portugal
Ontem, ao ver o fogo de artifício, no São João no Porto, lembrei-me do Nero que ficou famoso por ter incendiado Roma. Se este ficou para a História que será do nosso Imperador Sócrates que, impávido, observa todo um país a arder, não dos famosos fogos de verão, mas de um outro feito de fome, raiva e desespero. Deixa lá que a história logo tratará de ti, isto se não for um povo cansado de mentiras e de canalhices. Cuidado que já muitos voaram quando foram defenestrados por um povo em luta pela sua terra.
Kaos
terça-feira, junho 24, 2008
Mais algumas fotos de aventuras da malta do Núcleo de Caminhadas com simpatizantes assiduos e solidários
Enviado por Ruben
Ver mais em Blog do Núcleo de Caminhadas da CPC
segunda-feira, junho 23, 2008
Dedicatória e Correio do leitor, a minha musa...
A propósito deste "chão"
E da festa de "Santas Escolas"
Qualquer dia "do lameiro da ribeira",
E para alguém olear as "molas",
Aqui deixo uma carta
Aos responsáveis por tanta asneira,
Expressa a mágoa do leitor,
Ao ver este acto parvóneo,
De tal concentrada borreira
O desrespeito por quem tratou,
Quem estrumou a muito custo,
O suor lá ficou
Sem nunca receber tusto
O brinco da aldeia,
Trocado por comes e foguetes,
Missas e ladaínhas,
Agora semeiem lá rabanetes
Faz lembrar Portugal,
E a desertificação da beira,
Puxando a brasa á sua sardinha,
Levam tudo para Lisboa
Até me dá...cólicas
Foi-se jardim e rua de Sto. António...
Manjedoura

"ola ,almocreve. eu costumo ler este blog todos os dias e,quando nao ha nada novo,fico triste.obrigado pelas noticias. quanto ao jardim de s.antonio,e uma lastima ve-lo assim. eu sou um dos que bem gostava de o ver, como quando era tratado, infelizmente qualquer dia nem terra la ha. ao ser tratado pelos srs. da junta,a unica coisa que sabem fazer ,e desfazer. cada vez que la vao podar e raspar as ervas,e uma carrada de terra que sai p'ro casalinho. muita dessa terra veio de terrenos de quem o tratava. ninguem que saiba tratar de jardins lhe tira a terra. parece que ja se esqueceram do estrume que se enterrava todos os anos nos /xaes/.gente dessa nem la devia por os pes.quanto mais longe melhor pois parece que tudo o que tocam desaparece ou definha. para mim, quem devia mexer e tratar, era a nova comiçao,e se nao souberem que paguem a quem sabe. e para isso que algum do dinheiro dos peditorios devia ir .adeus ,ate um dia destes."
(mail transportado pelo almocreve)
Ora aí está!
Fiquei contente de vos ver a tocar estes instrumentos e de ver adesão feminina ao grupo, o que é muito invulgar, e ainda mais numa terra conservadora como Casegas, espero que seja o prenuncio da reviravolta das mentalidades caseguenses, algumas ainda tacanhas em demasia.
Isso com mais um pifarosito ou uma gaita de foles portuguesa e certamente com um empurrãosito da Velha Gaiteira (recém nomeados pela Balconytv Music Video Awards 2008 na categoria de Best International Act) e do Ricardo, que agora está como antropólogo a tempo inteiro na Casa do Povo do Paúl e tenho a certeza que teria todo gosto em vos ensinar a "gaitar". A seguir venham os intercâmbios!
Penso que sendo vocês todos músicos, isso com mais um instrumento ou outro (alguns de fabrico artesanal), um grupo do género tem todas as condições para ter sucesso em Casegas, o que poderá passar com alguma fusões com a Banda ou com o grupo de cantares.
Os meu parabéns ao grupo e em especial à jovem filha do Gabriel Mateus cujo nome não sei (desculpa lá isso)!
É assim mesmo!
Selecções destas sim! Esperava daqui a uns tempos ve-los a subir a eira com eles como numa das primeiras actuações destes "caramelos":
Ver mais da Velha Gaiteira em Casegas




























