Ocorreu um erro neste dispositivo

terça-feira, março 02, 2010

...e eu estou aqui Abrunhosa!

(Perna de Cabrito ao Serpão, com esparregado de Farinheira e batatinhas torneadas à Padeiro. De lado, uma redução que Quinta dos Termos "Reserva do Patrão", com Zimbro e Tomilho Serpão. Uma encomenda para simpático e generoso casal algarvio. A perna do cabrito fica em pé. Eu é que fui cromo e tirei a foto deste ângulo, que não se vê nada claro...bah!)

Aproveito para fazer uma publicidadesita ao meu amigo David Timóteo, sobrinho da Ti Olivia do café:

Visite o "Restaurante Tipico Varanda da Estrela" e aprecie a verdadeira cozinha regional:

Aqui poderá saborear o Porco Bravo com Castanhas e Cogumelos Frescos, uma Púcara Cornuda (a nossa Chanfana temperada pela "minha comadre" Ti Maria), o Cabrito Recheado (por encomenda), o Ensopado de Cordeiro à Pastora com pão frito em azeite e alho, as serranissimas Feijocas, o Pança do Porco em Nagalho com Ares da Bairrada, Rojões à Maneira das Aldeias, o Chibito Assado à Tonho Padeiro, o natural de a cerca de 200m daqui Bacalhau à Assis, o Bacalhau à Rosa Negra, Costelas da Vaca Assadas no Forno, Arroz de Marreco à Nossa Moda (com passas e pinhões), as Migas de Broa de Milho com Couve, e Feijões Pequenos, os caseguenssissimos "Feijões com Couves"... salteados em azeite e alho a acompanhar estes pratos? Ai...mai bons!
E o recém nascido, e já um sucesso, Arroz do Zimbro do Ti Manel. Feito com vitela fresquinha, toucinho, chouriço, cogumelos sempre frescos e chá de Zimbro, acabado e servido em caçoulos de barro ainda a fervilhar na mesa.
E os Burlhões à minha moda? Calma...também -de ir com tempo, mas por encomenda, tempo arranja-se!
Entre muitas muitas outras coisas que me vão surgindo a cada dia que me degladio com os produtos em meu redor nesta passagem por maiores altitudes., tudo aromatizado com ervinhas do "meio do mato" desde o alecrim, o rosmaninho, a segurelha e o tomilho serpão até ao manjericão e a salsita da horta da Ti Maria, "a comadre". Até do quintal do Pedro "Tátá" do Sobral nos chega maravilhosa manjerona. Um bem haja para o Pedro que anda sempre por cá também...mais conhecido por "Sargento Silva" por estas paragens. Uso também, como não poderia deixar de ser, o zimbro, que aqui, é simplesmente espetacular...! É o Ti Manel que o apanha e não tem nada a ver com o que se compra nas ervanárias...tem um aroma indescritível, fresquinho e aromático...esmagado com pimenta preta...Muito bom mesmo!
Aqui poderá encontrar bom queijo Serra da Estrela e uma vasta gama de licores, aguardentes, compotas, mel e charcutaria do nosso amigo João Pedro do Bucha & Pinga da Barriosa visitante do Casegas Vai Nua. Muito bons, de qualidade garantida asseguro. À antiga!
As morcelas não teem a predominancia exclusiva dos cominhos tipicamente de Casegas ou Silvares, mas têm um tempero...que eu nem vos digo nada. Muito boas!
Salientar que este amigo, faz mesmo Licores a sério, não comparáveis com aquelas bebidas feitas com não sei bem o quê que faz a "Zimbro".

"Home cold home..."

Aquele monte não me é estranho...nada estranho...A "Muralha" entre Alvoco de Serra e Unhais, a mais de 1000m de altitude já... Mais haverão que não o esqueceram de certezinha...Eu sei que prometia as fotos da ultima ida à serra a pé (e minha ultima subida), mas são muitas e demoram muito tempo (e "aéreos") a carregar. Mas não estão esquecidas!

Sem comentários: